sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A importância da educação

Recebi via e-mail e coloco aqui na íntegra por considerar pertinente e oportuno. Desconheço o autor.
Breve resposta à mãe de um dos delinquentes autores do ataque da Av. Paulista no dia 14/11/2010

Esta senhora, ao sair da delegacia, se deparou com a vítima, abaixo, desfigurado por hematomas, cortes e graves riscos de cegueira, por cacos de vidro de lâmpadas fluorescentes. Ao vê-lo, destilou seu ódio, não ao filho querido, mas sim à vítima, talvez, por ter sido obrigada a interromper seu cotidiano e ter que resgatá-lo de um local nada confortável para sua classe social.

Sra. S.... C...., seu filho é pior que um animal, que me perdoem os animais, mas sabemos que algumas espécies, tem no instinto, o territorialismo, atacando outros que, embora da mesma espécie, não fazem parte da matilha, como seria o caso do seu “pimpolho”. Claro que lhe falta a educação e noções básicas de convívio em sociedade e que na verdade, locais como a Avenida Paulista, que é a “vitrine” de uma São Paulo próspera, segundo avaliação (sociopata) de pessoas como seu filho e seus “ilustres” amigos, deveria ser frequentada apenas por pessoas da mesma “tribo” : filhos de uma classe que pratica o consumismo desenfreado e que por isso está inclusive colocando em risco a preservação de todas as espécies, inclusive da nossa pelo lixo que produz, comprometendo a preservação ambiental, os quais desfilam despreocupadamente com roupinhas de grife (costuradas por mão de obra escrava nos porões da exclusão social). Para eles, a simples existência de pessoas que destoem da sua visão obtusa desse padrão, é motivo para ataques, no caso, como nesse triste episódio, de forma monstruosa e covarde.

Monstruosa pelo que já expus acima.

Por que covarde Sra. S..... C.... ? Porque na verdade, não foi uma simples briga conforme reclamou ameaçadoramente, à pobre vítima, que demonstrou coragem e ousou fazer um boletim de ocorrência. Foi um ataque traiçoeiro, pelas costas, gratuito (no vídeo vemos que as vítimas caminhavam distraídas e tranquilamente), estando ainda, o atacado, desarmado. Covarde também minha senhora, porque como todo animal capturado e acuado, seu filhote, chorou covardemente na delegacia, assim como o fazem os cães presos pela carrocinha, uivando e achando-se vítimas de injustiças.

No século passado, num período muito negro da Alemanha, decidiu-se que alguns cidadãos não eram merecedores de trafegar na mesma calçada que os “puros”. O final desse comportamento é de conhecimento geral.

A educação, minha senhora, começa na infância e se dá principalmente através do exemplo familiar. Não tente relegar esse dever à educação do Estado ou ao Ensino Privado. Ninguém é obrigado a tolerar filhos de terceiros. Felizmente, alcançamos no Brasil, o status de funcionamento maduro das Instituições e cenas deploráveis como essas, não terão mais vez em um país democrático .

Segue abaixo uma transcrição a respeito do valor da educação (no seu caso a palavra correta seria adestramento) para quem sonha com a paz e convívio harmonioso, como deveria ser em um país que aponta para o crescimento social.

Não leve a mal minha sinceridade, temo que o crescimento da intolerância poderá fazer cada vez mais vítimas, entre elas, todos e qualquer um de nós, quanto a duras penas, descobrimos que a dor do outro é idêntica à nossa.

“LICURGO FOI UM LEGISLADOR GREGO QUE DEVE TER VIVIDO NO SÉC. QUARTO ANTES DE CRISTO.

Convidado a proferir uma palestra a respeito de educação. Aceitou o convite mas pediu, no entanto, o prazo de seis meses para se preparar. O fato causou estranheza, pois todos sabiam que ele tinha capacidade e condições de falar a qualquer momento sobre o tema e por isso o convidaram.

Transcorridos os seis meses, compareceu perante a assembleia em expectativa. Postou-se à tribuna e logo em seguida entraram dois criados, cada qual portando duas gaiolas. Em cada uma havia um animal, sendo duas lebres e dois cães.

A UM SINAL PREVIAMENTE ESTABELECIDO, UM DOS CRIADOS ABRIU A PORTA DE UMA DAS GAIOLAS E A PEQUENA LEBRE BRANCA SAIU A CORRER ESPANTADA.

LOGO EM SEGUIDA, O OUTRO CRIADO ABRIU A GAIOLA EM QUE ESTAVA O CÃO E ESSE SAIU EM DESABALADA CORRERIA AO ENCALÇO DA LEBRE. ALCANÇOU-A COM DESTREZA, TRUCIDANDO-A RAPIDAMENTE.

A cena foi grotesca e chocou os presentes. Uma grande admiração tomou conta da assembleia e os corações pareciam saltar do peito. Ninguém conseguia entender o que Licurgo desejava com tal agressão. Mesmo assim, ele nada falou.

TORNOU A REPETIR O SINAL CONVENCIONADO E A OUTRA LEBRE FOI LIBERTADA. A SEGUIR, O OUTRO CÃO.

O POVO MAL CONTINHA A RESPIRAÇÃO. ALGUNS, MAIS SENSÍVEIS, LEVARAM AS MÃOS AOS OLHOS PARA NÃO VER A REPRISE DA MORTE BÁRBARA DO POBRE E INDEFESO ANIMALZINHO QUE CORRIA E SALTAVA PELO PALCO. NO PRIMEIRO INSTANTE, O CÃO INVESTIU CONTRA A LEBRE. CONTUDO, EM VEZ DE ABOCANHÁ-LA, BATEU-LHE COM A PATA E ELA CAIU. LOGO A LEBRE ERGUEU-SE E SE PÔS A BRINCAR COM O CÃO. PARA SURPRESA DE TODOS, OS DOIS FICARAM A DEMONSTRAR TRANQUILA CONVIVÊNCIA, SALTITANDO DE UM LADO A OUTRO DO PALCO.

ENTÃO E SOMENTE ENTÃO, LICURGO FALOU:

SENHORES, ACABAIS DE ASSISTIR A UMA DEMONSTRAÇÃO DO QUE PODE A EDUCAÇÃO. AMBAS AS LEBRES SÃO FILHAS DA MESMA MATRIZ, FORAM ALIMENTADAS IGUALMENTE E RECEBERAM OS MESMOS CUIDADOS. ASSIM, IGUALMENTE, OS CÃES. A DIFERENÇA ENTRE OS PRIMEIROS E OS SEGUNDOS É, SIMPLESMENTE, A EDUCAÇÃO”.

By Hector (22/11/10)

"NO FUTEBOL, O BRASIL FICOU ENTRE OS 8 MELHORES DO MUNDO E TODOS ESTÃO TRISTES. NA EDUCAÇÃO É O 85º E NINGUÉM RECLAMA..."
Senador Cristovão Buarque

Nenhum comentário: