sábado, 12 de março de 2011

Contatos virtuais: O que homens e mulheres estão buscando? - Rogério Thaddeu

A maneira como nos relacionamos com as pessoas tem sofrido importantes modificações, afetando seriamente a comunicação. Paradoxalmente, nunca estivemos tão conectados pelas redes virtuais de relacionamentos e, ao mesmo tempo, desamparados e insatisfeitos com nossas relações afetivas. As mulheres, diante desta cultura da aparência, se mostram cada vez mais, desejando os olhares dos homens, ou melhor, anseiam o reconhecimento do seu atributo de maior valor – a aparência. É óbvio que as mulheres não buscam este reconhecimento porque gostam. Muitas, se rebelam contra os ditames desta cultura ligada mais à estética do que a ética nas relações humanas. Valemos mais pelo que aparentamos ser do que realmente somos. É com esta idéia atribuída nos tempos atuais, que homens e mulheres se esforçam continuamente para ser bem vistos, disfarçando ou mesmo ignorando suas fragilidades.
O corpo é o grande veículo de comunicação na atualidade, expressando tanto o "sucesso" quanto o "fracasso". Corpos malhados e bem vistos costumam provocar uma boa impressão, o que pode ser uma forma interessante e "valorizada" de compensar frustrações e carências afetivas, afinal, vivemos em uma época em que todos precisam aparentar que estão de bem com a vida. No extremo oposto, corpos fragilizados, somatizados, evidenciam o que muitos preferem esconder. As depressões escancaram o lado mais sombrio que não queremos ver. No entanto, mais uma vez, o mercado oferece inúmeras alternativas para "curar" este mal-estar ou, muitas vezes, para maquiar, dando uma aparência melhor. Até mesmo, os psiquiatras desavisados podem cair na tentação de oferecer "poções químicas" capazes de livrar as pessoas da angústia e de suas insatisfações. É obvio que devemos aproveitar os benefícios da medicina e de outras práticas de saúde, como as psicoterapias disponíveis atualmente. Cabe lembrar, que nos relacionamentos humanos, a satisfação completa é uma doce ilusão. O grande desafio é viver com toda a gama de possibilidades e limitações, com perdas e ganhos. No mundo virtual, os relacionamentos parecem perfeitos e mostram a realidade de nossa cultura. O que vale é aproveitar todos os momentos, numa espécie de total liberdade. Grande risco. Ao acreditarmos que tudo é possível, a ética nos relacionamentos humanos desmorona.
 

Rogério Thaddeu é psicoterapeuta, Especialista em Saúde Mental. Professor do Departamento de Psicologia da Fap e Fafijan (Pr). Publicou: A mente cura; Alcoolismo, prazer, dependência e invenção e No limite das emoções - uma análise sobre as psicopatologias na atualidade

Nenhum comentário: